Por que sua transportadora precisa de um aplicativo de frete? Entenda!

Você sabe como funciona um aplicativo de frete? Eles são fundamentais nas transportadoras, pois ajudam a diminuir os custos, proporcionam segurança e agilidade nos processos.

Está interessado em saber mais sobre esse assunto? Neste artigo, explicaremos detalhadamente o que é um aplicativo de carga e destacaremos quais são os principais benefícios do uso dessa ferramenta para as transportadoras. Boa leitura!

O que é um aplicativo de frete?

Esse software é instalado nos smartphones dos motoristas e entregadores com a intenção de favorecer a troca de informações, ou seja, possibilitar que ela seja mais ágil e eficiente. Isso possibilita que os gestores consigam acompanhar, de forma precisa, o trabalho de toda a equipe.

É importante ressaltar que muitos dos seus recursos podem ser integrados a um sistema de gestão de transportes. Dessa forma, os dados são atualizados imediatamente e não há a necessidade de esperar o retorno de cada funcionário à base da transportadora para ter acesso às informações.

Vale destacar que, por meio do app, ainda é possível:

  • acompanhar em tempo real as ocorrências referentes ao transporte de carga;
  • fazer o planejamento e a organização de fretes virtualmente;
  • conectar caminhoneiros autônomos às transportadoras ou indústrias.

Considerando as questões mencionadas, podemos dizer que a plataforma auxilia os dois lados. O motorista, por exemplo, tem a oportunidade de encontrar cargas para transportar quando o caminhão estiver vazio no retorno de outra viagem. As empresas, por sua vez, passam a reduzir os custos com a compra e a manutenção de frota, pois poderá complementar a sua frota com motoristas terceirizados, conforme a demanda de fretes aumentar.

Quais são as vantagens de um aplicativo de frete para as transportadoras?

Um aplicativo de frete proporciona vários benefícios para as transportadoras. Entre eles estão a otimização da gestão de cargas, a diminuição de gastos, o aumento da satisfação dos clientes e o planejamento de rotas. Abordaremos sobre essas questões detalhadamente na sequência do artigo. Continue lendo!

Otimiza a gestão de cargas

Essa questão acontece porque a transportadora é beneficiada pela agilidade no recebimento dos dados de todo o procedimento logístico, incluindo o frete. Dessa forma, a empresa pode fiscalizar o processo, em tempo real. Com isso, torna-se possível identificar gargalos no processo e tomar providências com a intenção de evitar a ocorrência dos problemas.

Se um determinado motorista, por exemplo, estiver atrasado para terminar uma entrega devido à falta de uma informação, a companhia pode entrar em contato, identificar o problema e solucioná-lo de forma imediata.

Redução de custos com aplicativo de frete

Outro benefício relevante do uso desse tipo de aplicativo de frete é com relação a diminuição dos gastos. Essa questão é extremamente relevante para as empresas, pois possibilita um melhor aproveitamento dos recursos.

Nesse caso, a redução dos custos acontece de diferentes maneiras. Entre elas, estão:

  • planejamento prévio das rotas: essa prática otimiza a produtividade do setor (é possível fazer mais entregas em um menor tempo) e ainda garante mais segurança ao condutor, pois ele poderá evitar rotas perigosas;
  • diminuição de cancelamentos: com esse sistema, torna-se possível notificar o cliente rapidamente se acontecer algum atraso. Dessa forma, o cliente ficará por dentro sobre todos os passos até a mercadoria chegar em sua residência;
  • queda do número de extravios: torna-se mais fácil verificar em qual ponto da entrega ocorreu o desvio, aumentando as chances de recuperar a mercadoria.

Todos esses benefícios, somados, contribuem para tornar as entregas mais efetivas e reduzir as perdas. Dessa forma, essa tecnologia favorece o aumento da lucratividade das transportadoras. Com isso, a organização terá mais êxito e poderá ter acesso a mais capital para fazer novos investimentos, expandir o empreendimento, estabelecer objetivos mais ambiciosos etc.

Aumenta a satisfação dos clientes

Esse aspecto também é muito importante, pois quanto maior a satisfação dos consumidores, mais eles tendem a comprar novamente da sua empresa ou recomendá-la aos amigos. Dessa forma, aumenta-se a retenção e ainda há a possibilidade de ampliar a carteira de clientes.

Em relação às transportadoras, o aumento da satisfação dos clientes ocorre devido à pontualidade, transparência e a boa comunicação com eles. Dessa forma, eles tendem a ter uma experiência melhor com a sua empresa.

Melhor planejamento de rotas

Os aplicativos de frete ainda possibilitam a realização do planejamento de rotas. Dessa forma, o motorista não precisará se preocupar em encontrar o melhor trajeto, pois o próprio app considera as rotas predefinidas pela transportadora.

Assim, a transportadora tende a fazer mais entregas em menos tempo e, consequentemente, otimizará a produtividade e aumentará o grau de satisfação dos seus clientes.

Além disso, é importante destacar que o condutor terá mais facilidade para passar em locais pelos quais nunca esteve antes, pois todas as informações estarão indicadas no GPS.

É importante destacar que se ocorrer algum imprevisto, o motorista poderá informar a transportadora para que ela trace outra rota.

Facilidade para encontrar pontos de apoio

A plataforma também faz o mapeamento de oficinas, postos de combustível e paradas de descanso. Todos esses detalhes auxiliam na organização da viagem e contribuem para o cumprimento dos prazos.

O Entreguei é um aplicativo que conecta motoristas, transportadoras, embarcadores e destinatários, fornecendo informações em tempo real sobre os fretes. Dessa forma, o app ajudará a sua transportadora a melhorar a produtividade, a ter mais eficiência nos processos, melhorar a comunicação com embarcadores e clientes e, consequentemente, a ganhar espaço no mercado.

Os aplicativos de frete são essenciais para as transportadoras, pois eles contribuem para otimizar a gestão das cargas, ajudam a diminuir os custos, melhoram a satisfação dos clientes, facilitam o planejamento das rotas e tornam o negócio mais escalável. Considerando todos esses benefícios, vale muito a pena contar com essa ferramenta no seu negócio.

Você ainda está com alguma dúvida em relação ao funcionamento do aplicativo de frete? Entre já em contato conosco! Estamos dispostos a ajudar a esclarecer as suas dúvidas em relação ao tema. Será um grande prazer atender você!

Avalie este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *