8 dicas para escolher o melhor aplicativo para transportadora

Existem plataformas que conectam transportadoras, motoristas, destinatários e embarcadores que trazem mais economia, segurança, facilidade e agilidade às operações de transporte. Utilizar um bom aplicativo para transportadora pode ser um grande diferencial para minimizar seus custos e otimizar os processos de coleta e entrega de sua transportadora de cargas.

Neste conteúdo trazemos os 8 fatores que devem ser avaliados para que você encontre a plataforma que melhor satisfaça as necessidades do seu negócio. Boa leitura!

1. Facilidade de instalação

Um aplicativo que leve muito tempo para ser instalado nos dispositivos faz com que muitos usuários percam o interesse de utilizá-lo.

Por isso, analise se o aplicativo tem um tamanho razoável (ocupa pouco espaço no telefone), exige poucas etapas para ser instalado e está disponível tanto na App Store (iOS) como na Play Store (Android).

2. Ergonomia e usabilidade

O software também precisa ser ergonômico e de fácil utilização, pois ele será utilizado por um grande número de usuários que, muitas vezes, não têm experiência em utilizar tecnologias mais avançadas.

É o que acontece, por exemplo, em alguns casos com ajudantes ou motoristas mais idosos ou que não têm interesse em tecnologias mais modernas. Opte pelo aplicativo que tenha fácil operação, telas simples e vídeos que explicam suas funcionalidades.

3. Monitoramento do trabalho da equipe

Verifique se o aplicativo facilita o acompanhamento do trabalho da equipe em tempo real, o que inclui coletas, entregas, movimentação, entre outras operações. Ao ser informado sobre a localização e status das cargas, por exemplo, você poderá facilmente saber se ocorrerão atrasos e quando as cargas chegarão aos respectivos destinos.

Como também, se acontecer algum problema durante a viagem — como um acidente, quebra do veículo, interdição de vias, entre outros —, você poderá imediatamente tomar ações para avisar os clientes e auxiliar o seu pessoal externo.

O monitoramento permite que a transportadora, os embarcadores e os destinatários acompanhem o trabalho da equipe e avalie sua performance, identificando quais são os melhores profissionais e parceiros para transportar as suas cargas nas próximas viagens, sempre visando elevar o nível de qualidade dos serviços prestados.

Por fim, os destinatários devem poder combinar detalhes sobre a entrega (como dias, horários e local) e avisar sobre imprevistos que impeçam o recebimento das mercadorias. Isso evita perda de dinheiro e tempo com reentregas.

4. Recebimento de feedbacks

Confira a possibilidade de emitir feedbacks, que são opiniões e críticas construtivas sobre os que contrataram ou prestaram os serviços por meio da plataforma.

No final de um processo, os usuários podem deixar uma nota indicando o seu grau de satisfação e uma mensagem sobre transportadoras, motoristas, destinatários e embarcadores. Essa função permite que você identifique facilmente quais são as qualidades ou deficiências de cada um dos participantes do processo.

Caso seu negócio receba uma crítica, ela deve ser vista como uma oportunidade para que você saiba exatamente o que é preciso melhorar na sua empresa para aumentar a sua qualidade e competitividade.

5. Controle de Vencimento de Documentação

Atentar-se ao prazo de vencimento dos documentos é importante para que os motoristas evitem problemas durante as viagens, como multas, paralisações, atrasos, entre outros contratempos que prejudicam o bom andamento do trabalho da empresa e comprometem a satisfação dos clientes.

Entre os principais vencimentos que devem ser monitorados estão a CNH, o CRLV, os seguros obrigatórios e o pagamento do IPVA. Os motoristas devem renovar seus documentos, pagar as taxas necessárias, bem como quitar multas de trânsito pendentes ou já vencidas.

Por meio de um aplicativo para transportadora, os gestores da empresa devem ser capazes de verificar a validade ou até mesmo consultar fotos dos documentos dos motoristas para conferir os prazos de validade.

6. Integração do aplicativo para transportadora com outros softwares

Esse recurso consiste na troca automática de informações com outros sistemas da transportadora, automatizando tarefas e evitando diversos trabalhos manuais, como recebimento de ocorrências, digitação de informações, acompanhamento de indicadores-chave de desempenho (KPIs) etc.

Um bom aplicativo para transportadora deve permitir que sua equipe de Tecnologia da Informação (TI) possa integra-lo facilmente ao Sistema de Gerenciamento de Transporte (TMS) da sua empresa via EDI ou WebServices.

Com isso, é possível ampliar ainda mais a visão das atividades da empresa, bem como visualizar diretamente no seu software TMS o status das entregas feitas pelos motoristas. Também é viável fazer com que as ocorrências e performances dos condutores sejam enviadas para o seu TMS, facilitando o acompanhamento dos KPIs para analisar e otimizar o seu desempenho.

Ressalta-se que um bom software ainda alcança diferentes plataformas. Por exemplo, as lojas comerciais podem implementar o aplicativo e integrá-lo aos seus sistemas para tornar possível que os clientes rastreiem seus pedidos em tempo real.

7. Ampla variedade de recursos

Para maximizar o controle das entregas para transportadoras, embarcadores, motoristas e clientes, um bom aplicativo para transportadora deve trazer uma ampla gama de funções. Entre as principais que devem estar presentes estão:

  • registro de ocorrências: os motoristas podem notificar os demais usuários sobre as ocorrências;
  • anexo de fotos: deve ser possível tirar comprovantes, assinaturas e outros documentos;
  • envio de áudios e vídeos: propicia gravação de vídeos ou áudios;
  • coordenadas por GPS: faz com que você saiba a localização exata de onde foi feito o registro de qualquer ocorrência;
  • alertas: os embarcadores, destinatários e a transportadora são avisados automaticamente por e-mail sobre a situação das entregas;
  • recebimento de comprovantes de despesas: pode-se enviar para a base da transportadora os comprovantes de eventuais despesas necessárias na viagem;
  • assinatura: permite que os destinatários assinem o recebimento diretamente da tela do celular;
  • gestão de prazos: controla prazos de coletas e entregas em tempo real; entre outros.

8. Suporte de qualidade

É comum que eventualmente as empresas e os profissionais tenham dúvidas e se deparem com contratempos na utilização de um aplicativo para transportadora. Nesses momentos, os usuários precisarão entrar em contato com o suporte da empresa desenvolvedora do software para que as suas dúvidas sejam sanadas e seus problemas sejam resolvidos.

Além de analisar a qualidade da ferramenta em si, fale com o suporte da empresa para verificar se eles fornecem respostas claras, objetivas e completas.

Se você deseja encontrar profissionais competentes e garantir o controle das entregas, é importante usar um aplicativo para transportadora que seja dotado de todos os recursos explicados neste artigo, como o Entreguei, opção completa e capaz de satisfazer as necessidades do seu negócio.

Quer aproveitar dos benefícios dessa tecnologia? Entre já em contato com o Entreguei para conhecer nosso aplicativo. Você não vai se arrepender.

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