Gestão de motoristas: Descubra como um app de frete pode facilitar

A gestão de motoristas internos ou terceirizados pode ser facilitada em muito com o uso de um app de frete. O emprego destas ferramentas se tornou uma tendência, já que ela automatiza o registro de ocorrências, melhora o controle de prazos de entrega e informa em tempo real sobre a situação das cargas.

Além disso, pode se integrar aos sistemas da transportadora ou embarcadores, entre muitas outras funcionalidades. Um bom aplicativo também contribui para o melhor desempenho dos motoristas e para aumentar a transparência na cadeia logística, já que permite o monitoramento das entregas diretamente pelos embarcadores ou clientes.

Tudo isso significa aumento da produtividade da equipe e aumento na satisfação dos contratantes. Para que você entenda mais sobre essa inovação, trazemos esta leitura que explica melhor como ela poderá auxiliar seu negócio a gerenciar melhor seus motoristas. Acompanhe!

Redução de custos

Os custos são diminuídos pelo fato de o app de frete aumentar a efetividade das entregas. A tecnologia minimiza a ocorrência dos seguintes problemas:

  • perdas: é possível gerenciar o desempenho dos condutores, identificar o motivo das perdas e solucioná-las;
  • roubos: o gestor pode alertar as autoridades no caso de as entregas atrasarem e se detectar indícios de interceptação criminosa ou roubo;
  • atrasos: os prazos podem ser melhor controlados e o gestor poderá solucionar problemas rapidamente para evitar transtornos e insatisfação dos clientes;
  • extravios: pode-se identificar onde ocorreu o desvio da carga, facilitando sua recuperação;
  • cancelamentos: os clientes e embarcadores são informados sobre o andamento de coletas e entregas, bem como eventual atraso.

Controle dos processos

As operações desempenhadas pelos motoristas são monitoradas em tempo real pelos gestores e é possível configurar o sistema para emitir alertas quando correr algum problema nos processos. Isso possibilita uma tomada de decisão mais rápida pelos administradores.

Imagine que uma entrega seja paralisada pelo fato de o caminho estar obstruído. A transportadora poderá entrar em contato com o motorista via app, identificar o problema e agir para resolver o problema.

Mensuração da produtividade

O app de frete pode medir de forma precisa o desempenho de cada um dos motoristas. É possível saber quais profissionais cumprem o prazo adequadamente, têm menor índice de avarias, adotam uma direção preventiva, e outros aspectos que demonstram o comprometimento dos condutores.

Satisfação dos clientes

A experiência do cliente e dos embarcadores é aprimorada quando eles recebem informações em tempo real sobre o status (situação) e a localização dos motoristas. Por exemplo, eles saberão onde está a carga, em quanto tempo ela chegará, se ocorrerá algum atraso ou não, entre outras informações.

Isso desafoga os canais de atendimento, faz com que os contratantes tenham mais confiança na sua transportadora e melhora a imagem da empresa no mercado.

Organização de rota

A empresa poderá integrar o sistema de gestão de transportadora (TMS) ao aplicativo frete para fornecer as melhores rotas de entrega ou coleta aos motoristas. Esses últimos não precisarão elaborar um trajeto, já que receberão o caminho já planejado pela base operacional da transportadora.

Caso ocorram imprevistos que impeçam a viagem, ele poderá informar o ocorrido à transportadora pelo aplicativo e receber instruções para prosseguir e concluir as operações.

Um app destinado à gestão de motoristas reune várias informações relevantes para o negócio. Assim, permite que os gestores identifiquem os melhores profissionais e gargalos a serem resolvidos para maximizar a produtividade do seu pessoal.

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