Qual é a importância da gestão de transportes orientada por dados?

A gestão de transportes orientada por dados se tornou vital em um mundo cada vez mais competitivo e veloz, onde decisões de negócios precisam ser tomadas com velocidade cada vez maior. Atualmente não existe mais espaço para achismo ou sentimento nas decisões, e se faz necessário um embasamento sólido em dados e informações confiáveis para garantir uma tomada de decisões rápida e assertiva.

Está interessado em saber mais sobre esse assunto? Neste post informaremos você sobre a relevância do uso de dados na gestão de transportes e destacaremos os motivos pelos quais você deve optar pela gestão baseada em dados. Continue a leitura!

Qual é a importância do uso de dados na gestão de transportes?

Essa questão de trabalhar com um grande volume de dados, em uma análise inicial, pode parecer um pouco árdua. No entanto, essa prática é essencial para uma gestão de transportes efetiva.

Entre os principais pontos positivos em relação a esse aspecto estão o fato de a sua empresa despertar o lado analítico e ter uma cultura orientada por dados e resultados. Além disso, é importante destacar que os indicadores de performance ajudam as organizações a tomarem melhores decisões.

Por que optar pela gestão de transportes baseada em dados?

A gestão de transportes baseada em dados oferece diversos benefícios para as transportadoras. Entre eles estão a tomada de decisões mais eficientes, a otimização das rotas e custos, e o melhor controle de toda a cadeia de suprimentos. Abordaremos esses aspectos detalhadamente na sequência do artigo. Confira!

Tomada de decisões mais eficientes

Com o amplo uso de dados nas atividades logísticas, os gestores têm em mãos todas as informações que são necessárias para tomar decisões seguras, rápidas e certeiras.

Por meio da análise e cruzamento de diferentes dados, o gerente logístico pode perceber, por exemplo, que os custos de transporte estão altos e que a qualidade do serviço prestado não está boa. Dessa forma, pode-se optar por contratar uma determinada transportadora ou pensar em soluções que possam resolver os gargalos no processo logístico.

Otimização das rotas

As tecnologias de geolocalização podem ajudar as empresas a planejarem melhor as rotas e, consequentemente, a reduzirem o prazo das entregas, permitindo que eles sejam mais seguras. Com isso, é possível fazer mais entregas em menos tempo e também otimizar a produtividade da transportadora.

Aumenta o controle de toda a cadeia de suprimentos

A cadeia de suprimentos passou a ser bastante valorizada nos últimos anos. Isso porque ela é bastante eficaz para aproximar o seu negócio dos parceiros e, com isso, melhorar a qualidade da sua logística.

Aumenta a satisfação dos clientes

Por meio da gestão baseada em dados, é possível ter informações relevantes sobre esse aspecto, o que contribui para a otimização dos processos logísticos e também para melhorar a satisfação do cliente.

A gestão de transportes orientada por dados é uma prática extremamente relevante para os negócios, pois possibilita a tomada de decisões precisas, ajuda a otimizar as rotas e aumenta o controle de toda a cadeia de suprimentos. Considerando todos esses aspectos mencionados, vale muito a pena investir nessa prática!

Este artigo sobre a importância da gestão de transportes orientada por dados foi útil para você? Então, assine já a nossa newsletter e receba outros conteúdos sobre o assunto, em primeira mão, no seu e-mail.

Avalie este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *